No último sábado (27/09), a cidade de Nova Crixás, em Goiás, foi palco do lançamento oficial do plantio de soja da safra 2025/2026. O evento, promovido pela Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO), contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que anunciou a criação de um grupo de trabalho voltado para o desenvolvimento do Vale do Araguaia.
A nova iniciativa visa promover a colaboração entre setor público, agricultores e líderes comunitários, tendo como objetivo comum consolidar a região como uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil. Vilela destacou que Goiás já apresenta números expressivos na produção e exportação de soja e afirmou que a área tem potencial para ampliar seu papel de destaque no setor agrícola.
“Vamos transformar o Vale do Araguaia em potência agrícola, com planejamento conjunto, infraestrutura adequada e soluções para os gargalos de energia,” declarou Vilela durante o evento.”
Entre as ações que já estão em andamento, o vice-governador citou a duplicação da GO-164 até São Miguel do Araguaia, a pavimentação da GO-336 e a construção de uma ponte sobre o Rio Pintado. Além disso, ele mencionou um investimento de R$ 300 milhões na região da ponte do Cocalinho, um dos mais desafiadores projetos de infraestrutura do estado.
Desafios e Perspectivas para o Vale do Araguaia
Durante o evento, Vilela apontou o fornecimento de energia elétrica como o principal desafio a ser enfrentado para acelerar a expansão produtiva na região. O governo está buscando soluções junto à concessionária responsável e trabalhando com o Ministério de Minas e Energia para garantir que o novo linhão, a ser leiloado em outubro, atenda diretamente as necessidades do Vale do Araguaia.
“Estamos fortalecendo nosso compromisso de estar cada vez mais presentes nesta região, assegurando infraestrutura, segurança e qualidade de vida para aqueles que escolhem viver e produzir no Vale do Araguaia,” afirmou Vilela.
Produção de Soja em Goiás
Goiás figura como o terceiro maior produtor de soja do Brasil, colhendo na última safra 20,75 milhões de toneladas do grão, das quais 10% foram provenientes do Vale do Araguaia. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou que o evento representa a confiança no potencial da região como uma nova fronteira agrícola. “A parceria entre governo e setor produtivo já está trazendo investimentos significativos que estão transformando o Vale do Araguaia”, concluiu.