A Defesa Civil Nacional intensifica suas ações de assistência nas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, em virtude de previsões de tempestades e condições climáticas adversas esperadas para os próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou através de dois avisos vermelhos sobre riscos elevados. O primeiro se refere a um acúmulo de precipitação que pode ultrapassar os 100 milímetros por dia, afetando o Espírito Santo, além de partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro até esta quarta-feira, dia 21. O segundo aviso destaca áreas do Goiás com o mesmo nível de risco.
A previsão atual indica a possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, com os perigos persistindo até a próxima sexta-feira.
Para coordenar as medidas de prevenção contra inundações e outras calamidades, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) organizou uma reunião com representantes das defesas civis estaduais e municipais.
As orientações para a população incluem evitar áreas propensas a alagamentos e não buscar abrigo em árvores durante tempestades. Em caso de surgimento de rachaduras nas paredes das residências ou aumento nos níveis dos rios, as pessoas devem evacuar para um local seguro.
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina, destaca a importância de que a população esteja atenta às notificações do serviço ‘Defesa Civil Alerta’, que envia mensagens via celular sobre riscos iminentes.
Este sistema utiliza a rede de telefonia móvel para disseminar mensagens de alerta por texto e avisos sonoros em celulares localizados em áreas de alto risco. Os alertas aparecem de forma visível na tela e soam mesmo quando os aparelhos estão em modo silencioso. Não é necessária a realização de cadastro e o serviço é gratuito para todos os usuários.

