O barro é mais do que uma simples matéria-prima; ao longo de milênios, tem se mostrado um elo profundo entre o fazer manual e o significado simbólico das culturas. No Brasil, especialmente em comunidades tradicionais como as indígenas e quilombolas, a cerâmica se revela como uma expressão vital da memória coletiva, das tradições e das narrativas locais.
A partir dessa premissa, o documentário goiano Mestres da Terra destaca artistas e artesãos que transformam o barro em arte e identidade, comprometendo-se a manter viva a prática ceramista. O filme pode ser assistido gratuitamente no YouTube: Mestres da Terra.
Produzido pela Astronauta Pirata, o projeto é uma expressão da paixão do diretor Kaco Olímpio pelo universo da cerâmica. Além de fotógrafo e diretor de cinema, Olímpio é conhecido por produzir carrancas de barro, que são esculturas que imitam cabeças humanas com formas características.
Durante seu contato com artistas ceramistas, Kaco percebeu que muitas histórias desses mestres estavam se perdendo. “O intuito é apresentar o trabalho de artistas que também têm o compromisso de passar adiante os conhecimentos do ofício e a manutenção deste tipo de trabalho. Seja por meio de cursos e oficinas, seja através da educação formal ou livremente, na formação de aprendizes”, comenta.
O documentário revela a diversidade de expressões e estilos no trabalho com barro, propondo um mergulho na força criativa, espiritual e social dessa matéria-prima. Kaco enfatiza que a produção não apenas honra a história desses artistas, mas também contribui para a preservação desta arte no imaginário coletivo.
Além de ser uma iniciativa educacional, Mestres da Terra será disponibilizado para escolas, com o intuito de inspirar estudantes e educadores a conhecer e valorizar o patrimônio imaterial brasileiro. Em junho, foi realizada a Oficina de Cerâmica de Máscaras Afrogoianas, na Cidade de Goiás, conduzida pelo artista Samuel de Sá. Essa atividade gratuita proporcionou uma imersão no processo criativo sem moldes, promovendo a conexão com a ancestralidade preta e indígena.
O projeto, que se desdobra em uma websérie, foi contemplado pelo edital Nº 6/2023 Produção Audiovisual (Desenvolvimento e Finalização), da Lei Federal Paulo Gustavo, contando com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
SERVIÇO
Lançamento online do documentário Mestres da Terra
Disponível gratuitamente no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=SAautvqd6jM
Saiba mais
Festa do Cinema Italiano e longa goiano no Cine Cultura