O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quinta-feira, a situação de emergência em doze prefeituras brasileiras. Os municípios enfrentam severos problemas relacionados a estiagem, chuvas intensas e seca.
Os três municípios mais afetados pela estiagem são Carneiros, em Alagoas; Itiúba, na Bahia; e Boa Ventura, na Paraíba. Por outro lado, Pilão Arcado, também na Bahia, João Pinheiro, em Minas Gerais, além de Frutuoso Gomes e Lagoa D’Anta, no Rio Grande do Norte, estão experimentando períodos críticos de seca.
Em relação às chuvas fortes, Ribeira do Pombal, na Bahia; Vigia, no Pará; e Lucena, na Paraíba foram os municípios mais atingidos. Por sua vez, Ramilândia, no Paraná, e Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, registraram ventanias intensas.
As prefeituras que tiveram a situação de emergência declarada pelo Governo Federal estão aptas a solicitar assistência, como cestas básicas, água potável, além de kits de limpeza e higiene pessoal. Esses pedidos podem ser feitos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, acessível em s2id.mi.gov.br.
A qualificação de agentes municipais e estaduais para o uso desse sistema é promovida através de cursos a distância oferecidos pela Defesa Civil Nacional.