A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia intensificou, desde março, o Mutirão de Recolhimento de Inservíveis nas Unidades Educacionais. Em 2025, já foram coletadas mais de 25 toneladas de materiais em 80 instituições da Rede Municipal de Educação (RME), com coletas realizadas diariamente através de processo administrativo no SEI.
Das 378 unidades educacionais, apenas 10 não solicitaram a retirada de objetos inservíveis, que, após avaliação por uma comissão e com a assinatura da Secretária Municipal de Educação, serão doados a 12 cooperativas cadastradas.
Nilza Keller Morloc, gerente de Patrimônio e Almoxarifado da SME, enfatiza a importância dessa iniciativa para melhorar a organização e a sustentabilidade das instituições. “Esse trabalho possibilita às escolas e Cmeis desocuparem espaços que estão inutilizados e criarem novos ambientes, além de deixar a escola limpa e organizada. As cooperativas também são beneficiadas com os bens, possibilitando aos cooperados melhorar economicamente. Assim, prestamos duplo serviço social”, destaca.
Os bens inservíveis incluem cadeiras, mesas, computadores, livros e outros objetos que, segundo laudo oficial, são considerados antieconômicos ou sem valor de uso para a instituição.
Lorena Silva, diretora da Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, compartilha que o recolhimento trouxe inúmeros benefícios à escola. “Desde 2018, a instituição tinha materiais inservíveis acumulados no pátio. Na semana passada, a secretaria retirou três caminhões de material inservível. Foi um ganho para a escola e para os alunos, pois agora temos mais espaço, não há mais riscos para as crianças e nem há proliferação de insetos”, sugere que outros diretores procurem a SME para abrir um processo de recolhimento.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia