A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS), promove nesta quinta-feira (10/4) o segundo encontro do ano com intérpretes de Libras, que atuam na assistência a estudantes surdos na rede municipal. O evento será realizado na Faculdade UniAraguaia, localizada no Setor Bueno, em dois horários: às 7h30 e às 13h30.
Atualmente, a SME conta com 44 intérpretes de Libras, todos engajados no Grupo de Trabalho e Estudos (GTE), que visa avaliar a proficiência em Libras e em Língua Portuguesa escrita para Surdos. Os encontros do GTE, iniciados em março, ocorrerão até novembro, com o foco no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação dos estudantes surdos em ambas as línguas.
No âmbito da rede municipal, 54 estudantes surdos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, recebem acompanhamento especializado de profissionais concursados que atuam como intérpretes de Libras.
A criação do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS) em dezembro de 2024 visa implementar o Programa Integrado de Educação Bilíngue e Intercultural para Surdos na rede municipal, além de estabelecer políticas públicas para garantir uma educação bilíngue de qualidade à comunidade surda, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2021.
Segundo Valéria Galdino, coordenadora do NEBS da SME, a formação contínua dos profissionais é uma ação de grande importância. “Estamos com dois cursos em andamento para a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizados fora do horário de trabalho e contando com 215 profissionais da rede, em formatos presencial e online, promovendo assim uma educação mais inclusiva e igualitária,” afirma Valéria.
O encontro com os intérpretes de Libras, que busca aprimorar as habilidades necessárias para atender a demanda dos estudantes, reforça o compromisso da Prefeitura de Goiânia em oferecer uma educação que respeite e integre as especificidades da comunidade surda.