Embratur Destaca Estratégia de Dados no 19º Fórum Turismo da ONU na China
A Embratur está em evidência no 19º Fórum Turismo – PATA da ONU, que ocorre de 18 a 20 de setembro de 2023, em Guilin, na China. Convidada a expor sua estratégia de inteligência de dados, a Agência mostrará como suas iniciativas têm sido fundamentais para fortalecer a presença do turismo brasileiro no panorama global, evidenciado por recordes na chegada de visitantes internacionais ao Brasil.
O tema deste ano, “Sinergia em Movimento: Mapeando Novas Fronteiras para um Ecossistema Turístico Resiliente, Sustentável e Inteligente”, propõe discussões entre formuladores de políticas, especialistas e líderes da indústria de turismo da Ásia e do Pacífico sobre o futuro do setor.
Para Fábio Montanheiro, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o convite para participar do evento ultrapassa a simples apresentação de suas ferramentas. Ele acredita que o reconhecimento internacional reflete uma estratégia abrangente que utiliza informações para gerar resultados notáveis, incluindo um aumento consistente no fluxo de turistas internacionais e na receita do setor no Brasil.
“Além de demonstrar nossa ferramenta, enfatizamos a colaboração regional e o Plano Brasis, atualmente nosso principal instrumento de promoção. Recentemente, disponibilizamos 27 documentos direcionados a cada estado, oferecendo diretrizes sobre como promover destinos de forma estratégica, além de um plano macro nacional”, explicou Montanheiro.
O evento em Guilin representa uma oportunidade de ouro para apresentar como a gestão da Embratur vem transformando a promoção internacional do Brasil. “Este fórum é crucial, pois permite ao Brasil compartilhar experiências que resultaram em avanços significativos nos últimos anos”, destacou.
Plataforma de Dados e Novas Oportunidades
Durante a sessão técnica que discutirá “Nova Governança e Políticas para o Futuro do Turismo: Alavancando Dados e Colaboração”, a Embratur apresentará como sua plataforma de inteligência fornece insights valiosos, soluções inovadoras e uma base robusta para decisões estratégicas, tanto em território nacional quanto em mercados internacionais.
A Agência vem aprimorando suas parcerias de dados e expandindo a capacidade de compreensão dos mercados emissores, comportamento dos viajantes e oportunidades de promoção. Esse conhecimento tem possibilitado ao Brasil antecipar tendências, ajustar estratégias de promoção internacional e oferecer informações qualificadas ao setor turístico.
A presença da Embratur em Guilin também abrirá canais de diálogo com representantes de Organizações Nacionais de Turismo (NTAs), da indústria do turismo e stakeholders chineses, reforçando a posição do Brasil como referência em inovação e governança orientada por dados.
Foco no Mercado Chinês
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatiza a necessidade de se fortalecer o turismo com a China, um mercado prioritário para o Brasil devido ao crescente número de viajantes e ao alto poder de consumo dos turistas chineses. “Trazer turistas da China para o Brasil é uma oportunidade única. Este público valoriza experiências autênticas, contato com a natureza e diversidade cultural, recursos que temos em abundância. Estamos estabelecendo parcerias, como os Memorandos de Entendimento (MOUs), que conectam a Embratur a empresas do setor turístico chinês, superando barreiras de idioma e cultura enquanto fortalecemos as relações entre Brasil e China”, afirmou Freixo.
Estrutura do Fórum
O Fórum, realizado sob a égide da ONU Turismo e da PATA, com o apoio da Universidade Politécnica de Hong Kong e do município de Guilin, também abordará temas como gestão de destinos, inovação tecnológica, mercados emissores, e programas de educação e qualificação.