Embratur lança Plano Brasis 2025-2027 para promover Brasília no turismo internacional

4 Leitura mínima
Embratur lança Plano Brasis 2025-2027 para promover Brasília no turismo internacional

A Embratur lançou na última segunda-feira (8), em Brasília, o Plano Brasis 2025–2027, durante um evento na Casa de Chá, localizada na emblemática Praça dos Três Poderes. A iniciativa, que conta com a colaboração do Governo do Distrito Federal e do Sebrae/DF, estabelece diretrizes para intensificar a promoção internacional de Brasília, buscando aumentar a visibilidade da capital brasileira e atrair turistas do exterior.

O evento reuniu líderes do setor turístico e representantes do governo, incluindo o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, e a superintendente do Sebrae/DF, Rose Rainha, além de Diná Ferraz, diretora-técnica da instituição. Essa mobilização é vista como um passo importante para reposicionar Brasília no cenário turístico internacional.

De acordo com Alexandre Nakagawa, gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, a criação deste plano representa um marco crucial para modernizar e fortalecer a promoção turística da capital. Ele ressalta que a divulgação visa não apenas destacar os aspectos arquitetônicos e culturais da cidade, mas também integrar esforços entre os diversos parceiros do setor.

Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, explicou que o desenvolvimento do Plano foi um trabalho colaborativo com diferentes Unidades da Federação. Durante o encontro, enfatizou a importância de um esforço conjunto para que Brasília se torne um destino ainda mais atrativo internacionalmente.

Conforme Cristiano Araújo, o plano é uma ferramenta para aprimorar a comunicação turística da cidade. Ele enfatiza que, com essa iniciativa, Brasília terá a chance de mostrar sua rica diversidade cultural, arquitetura ímpar e atrativos gastronômicos para um público global.

Patrícia Mayana, gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, enfatizou a importância da diversidade no nome do projeto, convidando todos a conhecerem Brasília e suas inúmeras opções de exploração turística. Destacou a necessidade de cada estado ser contemplado com eventos semelhantes, reforçando a relevância do Distrito Federal no turismo nacional.

No evento, Diná Ferraz reforçou a singularidade de Brasília, destacando seu potencial turístico que abrange desde a cultura até experiências no campo, como as rotas de vinhos e queijos. Com uma infraestrutura hoteleira de alta qualidade e um dos melhores aeroportos do mundo, a cidade está pronta para receber turistas de todas as partes.

Brasília: Um Destino Multifacetado

O Plano Brasis DF apresentado reafirma o posicionamento de Brasília como um destino diversificado. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e como Cidade Criativa do Design, a capital une urbanismo contemporâneo, cultura rica e belezas naturais.

As categorias de turismo a serem priorizadas incluem turismo cultural e cívico, ecoturismo, negócios, eventos e MICE, além de gastronomia e enoturismo. Segundo a Embratur, a variedade de experiências, que vão do turismo rural a esportes e wellness, aumenta o apelo do destino e ajuda a equilibrar a sazonalidade do turismo.

Estatísticas apresentadas durante o evento indicam que o Distrito Federal recebeu 68.469 entradas internacionais em 2024, e, até novembro de 2025, esse número já ultrapassava 89 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 30% em relação ao ano anterior, apontando para um desempenho histórico promissor.

Sobre o Plano Brasis

Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur), o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 tem como objetivo não apenas fortalecer a promoção dos destinos brasileiros, mas também aumentar o fluxo de turistas internacionais. A proposta busca diversificar os mercados emissores e promover um desenvolvimento equilibrado do turismo, gerando empregos e renda para as comunidades locais.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *