A Escola de Artes Visuais (EAV), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), comemora 33 anos de sua fundação nesta quinta-feira, 3 de abril. Criada oficialmente pelo decreto nº 11.685, de 1992, a EAV está localizada no Centro Cultural Octo Marques, no edifício Parthenon Center, em Goiânia.
Como uma das poucas instituições públicas de arte no Centro-Oeste, a EAV nasceu do trabalho conjunto de artistas e professores que ofereciam oficinas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Goiás. Ao longo dos anos, ganhou reconhecimento por sua contribuição à democratização do ensino de arte contemporânea na região.
O crescimento da escola foi impulsionado pela dedicação de inúmeros alunos e professores. Destacam-se, entre eles, Leonan Fleury, responsável pelas primeiras contratações, e Maria Tereza, que assumiu a direção em 1993. Atualmente, a EAV é parte da Gerência de Gestão de Equipamentos Culturais da Secult Goiás, vinculada à Superintendência de Fomento e Gestão Cultural.
Em 2024, a escola passou por uma revitalização completa, com melhorias estruturais, reformas e restauração de mobiliário, segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. Ela enfatiza o compromisso da Secult em proporcionar um espaço moderno e acolhedor para a formação artística.
Antunis Arantes, coordenador da EAV e professor de Xilogravura, ressalta a importância do espaço na formação de artistas locais que, muitas vezes, alcançam destaque nacional. A aluna Camila Gonçalves, professora de história, também destaca a relevância da EAV como um espaço de democratização da arte e seu impacto positivo no desenvolvimento emocional e psicológico.
A EAV oferece uma programação mensal de atividades artísticas, divulgada no site da Secult Goiás e nas redes sociais do Centro Cultural Octo Marques. Atualmente, há inscrições abertas para oficinas, incluindo a de Xilogravura com Antunis Arantes e um Grupo de Estudos “Arte em Transição” com Jocy Meneses. Interessados podem se inscrever enviando um e-mail à escola.