A capital federal, Brasília, sedia até esta sexta-feira (17) o evento “Participação Social na Agenda de Ação COP30”, um marco importante a menos de um mês da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Nos últimos dois dias, representantes dos fóruns interconselhos e das bases sociais da Amazônia Legal compartilharam propostas da sociedade civil organizada para a conferência.
As sugestões apresentadas serão integradas em um documento que será direcionado à presidência da COP30. Elas estão organizadas em seis temas principais: transição energética, gestão de florestas e biodiversidade, transformação da agricultura, resiliência em infraestrutura urbana e hídrica, desenvolvimento social e humano, além de ferramentas para aceleração, que incluem financiamento e capacitação.
O Brasil está comprometido em promover uma participação abrangente da sociedade na COP30 em Belém, priorizando a valorização da Amazônia, das comunidades tradicionais e da justiça social no contexto das mudanças climáticas.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, afirmou que a mobilização popular para este evento será uma das mais significativas já registradas. A abertura do encontro, realizada na quarta-feira (16), contou com a presença de autoridades importantes, como as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, juntamente com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência.