Exposição “Histórias da Ecologia” Inaugurada no Masp
A partir desta quinta-feira (4), o Museu de Arte de São Paulo (Masp) passa a receber a exposição Histórias da Ecologia. A mostra apresenta visões artísticas que confrontam a crise climática global e abordam a relação entre seres humanos e seu ambiente.
Com mais de 200 obras provenientes de artistas, ativistas e coletivos de 22 países, incluindo nações como Colômbia, Nova Zelândia, Peru e Turquia, a exposição é uma coletiva internacional que ocupa todos os espaços do Edifício Pietro Maria Bardi, recém-inaugurado este ano pelo Masp.
A temática da mostra investiga a ecologia por meio de diversas formas de arte, como fotografias, pinturas, vídeos, esculturas e performances. As obras dialogam sobre comunidades, territórios e ecossistemas em diferentes contextos temporais e geográficos.
Destaque para o trabalho em vídeo do artista chinês Zheng Bo, que explora a plasticidade genética das plantas, e uma obra que traz uma perspectiva indígena amazônica, refletindo sobre a temporalidade cíclica da natureza.
Um aspecto comum entre as produções apresentadas é a impossibilidade de dissociar a natureza da condição humana; essa interdependência é central para todas as reflexões propostas pelos trabalhos.
A exposição Histórias da Ecologia permanecerá em cartaz no Masp até o dia 1º de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita às terças-feiras.