Falta de tempo e dinheiro limita o consumo cultural entre brasileiros, revela pesquisa em Fortaleza

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Falta de tempo e dinheiro limita o consumo cultural entre brasileiros, revela pesquisa em Fortaleza

Uma nova pesquisa revelou que a principal barreira para o consumo de produtos culturais no Brasil é a falta de tempo, citada por 33% dos entrevistados. Outros obstáculos notáveis incluem a falta de interesse (29%) e a falta de dinheiro (24%).

Os resultados foram apresentados na Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil nesta sexta-feira, 5 de outubro, no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América), que ocorre no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza, até o domingo, 7 de outubro.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Nexus a pedido do Ministério da Cultura e incluiu entrevistas com 2.016 pessoas, garantindo uma amostra representativa da população brasileira, seguindo a metodologia usada em pesquisas eleitorais.

A ministra Margareth Menezes ressaltou a importância desses dados para orientar políticas públicas voltadas ao setor cultural, afirmando que:

“A cultura é uma ponte para fortalecer nossa soberania. Se não valorizarmos o que é nosso e nos restringirmos a ser consumidores, perdemos. É essencial que o setor cultural e artístico receba o respeito e o reconhecimento que merece para fomentar a economia criativa em cada canto do Brasil.”

Resultados da Pesquisa

O diretor de pesquisa do Instituto Nexus, André Jácomo, destacou que a população percebe a cultura como parte vital da identidade nacional. Ele explicou que o conceito de cultura abrange valores, crenças, hábitos e tradições que moldam a sociedade.

Os dados indicam que a música é o produto cultural mais consumido, absorvendo 53% das preferências, seguida por filmes com 52% e séries com 40%. Novelas atraem 32% da audiência.

Em relação à presença em equipamentos culturais nos últimos 30 dias, 24% dos entrevistados foram a shows ou festivais, 23% a cinemas, enquanto apenas 7% visitaram teatros. Curiosamente, 47% não souberam ou não responderam se tinham visitado tais locais, revelando que quase metade da população não frequentou nenhum equipamento cultural recentemente.

Contradizendo a falta de visitas, um terço dos participantes (33%) expressou vontade de ir ao cinema, 27% a shows e 18% ao teatro. No que diz respeito a festas populares, o São João lidera com 31% de interesse, superando o carnaval, que foi mencionado por 28% dos entrevistados.

O celular se destaca como o meio de consumo cultural, utilizado por 62% dos brasileiros, seguido de perto pela televisão (53%) e pelo rádio (9%). Em plataformas de streaming, o Netflix é a mais popular, com 58%, enquanto YouTube Premium e Globoplay detêm 23% e 21%, respectivamente.

Os resultados da pesquisa também revelaram que 34% da população acredita que a cultura brasileira é valorizada globalmente, e 71% consideram que o impacto cultural é benéfico para a imagem do Brasil no exterior. Além disso, 84% dos entrevistados veem a necessidade de apoiar artistas e produtores locais, e 53% acreditam que a cultura deve ter um papel significativo na agenda do governo federal.

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