A segunda edição do Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa acontece até a próxima segunda-feira, oferecendo uma programação cultural diversificada e gratuita, que celebra a força da palavra. O evento é organizado por Ricardo Oliveira Duarte, um jornalista português radicado na Bahia há seis anos.
A abertura do festival está marcada para este sábado (3), às 17h, no Gabinete Português de Leitura, com um espetáculo teatral que homenageia a poesia de Fernando Pessoa, comemorando os 30 anos do espetáculo Fernando Pessoa – O Espetáculo, de Marcos Machado e Amadeu Alves. "Ele dizia que a pátria era a língua dele", destaca o organizador.
No domingo (4), às 14h30, o Espaço Cultural da Barroquinha receberá uma roda de conversa com os escritores Valter Hugo Mãe, Vera Duarte e Lívia Natália. Às 18h, o cantor Lazzo Matumbi fará um show especial no mesmo local.
Na segunda-feira (5), Dia Mundial da Língua Portuguesa, a programação volta ao Gabinete Português de Leitura, com uma mostra de cinema apresentando filmes de Brasil, Portugal e Cabo Verde. "A Língua Portuguesa não é excludente. É importante trazer diversas manifestações, incluindo as comunidades quilombolas e indígenas, para essa conversa", afirma o organizador.
O festival encerra na noite de segunda-feira com uma apresentação da Camerata Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia.
A programação completa pode ser acessada aqui.