Festival Guarnicê de Cinema em São Luís abre inscrições até 22 de fevereiro para produções de todo o Brasil

2 Leitura mínima
Festival Guarnicê de Cinema em São Luís abre inscrições até 22 de fevereiro para produções de todo o Brasil

As inscrições para a 49ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, o mais tradicional da região Norte e Nordeste, estão oficialmente abertas em São Luís, Maranhão. O evento, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ocorrerá de 9 a 16 de julho de 2026, celebrando a arte cinematográfica brasileira.

Os interessados em participar podem se inscrever até 22 de fevereiro de 2026, utilizando a plataforma digital do festival. A participação é gratuita e está aberta a filmes finalizados após julho de 2024, englobando categorias competitivas como Mostras Nacionais e Mostras Maranhenses, cada uma abrindo espaço para curtas, longas-metragens e, no caso da mostra maranhense, também videoclipes.

Cineastas oriundos do Maranhão têm a possibilidade de inscrever suas obras tanto nas mostras estaduais quanto nas nacionais, devendo, para isso, realizar inscrições separadas. O regulamento completo, com todos os critérios e informações sobre premiações, está disponível no site do festival.

A divulgação da lista preliminar dos filmes selecionados está programada para o dia 7 de abril de 2026. Os cineastas terão a oportunidade de apresentar recursos entre 8 e 9 do mesmo mês, com a lista final das obras sendo publicada em 14 de abril.

A programação do festival incluirá também uma série de atividades paralelas, que vão desde oficinas e palestras até o renomado seminário Ciência Cine Guarnicê. As inscrições para competições em Jogos Digitais e Universitária serão anunciadas em regulamentos próprios, ampliando a diversidade de expressões culturais e artísticas presentes no evento.

O Festival Guarnicê de Cinema não apenas contribui para a promoção da cultura local, mas também para o fortalecimento da economia criativa na região, reunindo cineastas, estudantes e entusiastas do cinema em um espaço único de intercâmbio e divulgação da arte.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *