55ª Edição do Festival Nacional da Canção Acontece em Minas Gerais
O tradicional Festival Nacional da Canção inicia sua 55ª edição nesta quinta-feira, em Boa Esperança, Minas Gerais. Este evento, que se estende até sábado, promete apresentar um rico repertório musical com a participação de 30 canções provenientes de diferentes estados do Brasil.
Durante os próximos três dias, o festival realizará semifinais e a grande final, contando com apresentações de 15 músicas por noite. As apresentações ocorrerão na Praça do Fórum, incluindo 24 artistas ao vivo e 6 performances online. Ao fim da competição, 10 canções da categoria presencial e 2 da modalidade online serão selecionadas para a final, marcada para sábado, com início programado às 20h30. O festival oferece prêmios que totalizam aproximadamente R$ 250 mil, além do cobiçado troféu Lamartine Babo para o grande vencedor.
Os encerramentos de cada noite trarão atrações especiais. Nesta quinta-feira, a Orquestra Som de Minas, de Boa Esperança, se apresentará. Já na sexta, o cantor Fred Izak traz o show “Lírico”, com participações do músico George Israel (Kid Abelha), Henrique Portugal (Skank) e o grupo Circo da Meia-Noite, que promete uma mistura de música e elementos teatrais. O festival finalizará no sábado com uma apresentação da renomada cantora e compositora Vanessa da Mata.
O Festival Nacional da Canção possui uma longa trajetória, tendo sido criado em 1971, inspirado pelos festivais da TV Record que descobriram grandes talentos da música brasileira. Este ano, o evento passou por seis etapas classificatórias desde julho, com performances em localidades como Tiradentes, São Thomé das Letras, Perdões, Três Pontas, Coqueiral e Nepomuceno. Mais de 1.500 canções foram inscritas, com 120 selecionadas para as fases presenciais e online, atraindo um público entusiasmado e jurados de renome.
Os shows deste fim de semana, assim como as etapas anteriores, estão disponíveis no canal do festival no YouTube.