Festival Povos da Floresta destaca conhecimentos das comunidades amazônicas.

2 Leitura mínima
Festival Povos da Floresta destaca conhecimentos das comunidades amazônicas.

Começa nesta quinta-feira (29) em Porto Velho, Rondônia, o Festival Povos da Floresta. O evento itinerante reúne diversas linguagens artísticas que celebram a cultura e os saberes dos territórios amazônicos, conectando tradições ancestrais à produção contemporânea.

Em Porto Velho, o festival será realizado no Parque da Cidade e no Porto Velho Shopping, estendendo-se até o dia 8 de junho, com entrada gratuita. A programação inclui vídeos sensoriais, oficinas de criação, rodas de conversa com lideranças e apresentações artísticas. Foram selecionadas 50 obras de artistas indígenas, quilombolas, ribeirinhos e urbanos da Amazônia nas áreas de fotografia, pintura, escultura, documentário, videoclipe e arte indígena.

As apresentações musicais trarão uma diversidade de ritmos, incluindo sons do Povo Arara e Povo Gavião, ambos da Terra Indígena Igarapé Lourdes, além do samba rondoniense com as Pastoras do Asfaltão e a cantora e poeta Marfiza. Esta última se apresentará com o Bloco “Eu te Avisei”, conhecido por ser o primeiro bloco de carnaval de rua feminino percussivo de Rondônia.

Artistas de fora da Região Amazônica também estarão presentes, como o cantor Lenine e a compositora e pianista carioca Bianca Gismonti. Este encontro promete uma fusão de influências musicais, abrangendo ritmos do Norte, Nordeste, Sudeste e até da Europa.

Além de Porto Velho, o Festival Povos da Floresta planeja expandir sua atuação em 2025 e 2026 para mais três capitais do Norte do Brasil: Boa Vista, Macapá e Belém, além de Brasília, com datas a serem divulgadas. Detalhes sobre a programação e os artistas podem ser acessados pelo Instagram @festivaldospovosdafloresta.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *