O 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) anunciou a abertura das inscrições para seleção de obras a serem expostas durante o festival. A convocatoria foi iniciada nesta quinta-feira (20) e os interessados podem se inscrever gratuitamente até às 17h do dia 16 de abril, por meio do site oficial do evento: fica.go.gov.br.
O festival aceita manifestações artísticas nas categorias de pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, vídeo-arte, objetos e instalações. O edital prevê três categorias específicas de seleção: a primeira é destinada a artistas e grupos residentes na cidade de Goiás, com três propostas a serem selecionadas, cada uma receberá um cachê de R$ 4 mil. A segunda categoria é voltada para artistas do interior goiano, também selecionando três obras, com o mesmo valor de cachê. Já a terceira é aberta a artistas de qualquer local no Estado, contemplando quatro propostas, igualmente com um cachê de R$ 4 mil cada.
As exposições ocorrerão de 10 a 15 de junho, das 09h às 19h, em locais prioritariamente nas Salas Expositivas do Museu Palácio Conde dos Arcos. Para assegurar que a programação valorize a produção local, exige-se que no mínimo 60% dos integrantes da ficha técnica de cada proposta sejam residentes no estado de Goiás, podendo a organização solicitar comprovação de residência, se necessário.
Artistas que participaram da edição anterior, em 2024, poderão se inscrever novamente, contanto que as propostas apresentadas sejam diferentes das anteriores. As obras selecionadas terão seus locais e datas definidas pela organização do Fica 2025.
O festival é promovido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), contando ainda com a colaboração de várias secretarias de estado e outras instituições.