O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi ovacionado no Festival de Cannes e conquistou o prêmio da crítica na sua 78ª edição. A premiação foi concedida pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica, que representa críticos de mais de 50 países.
Os jurados destacaram a “generosidade romancista e épica” da obra, além de sua narrativa rica e preocupante, que aborda temas como corrupção e opressão. O longa também recebeu reconhecimento dos exibidores franceses independentes como um dos principais destaques do festival.
“O Agente Secreto” ainda pode levar para casa a Palma de Ouro, o prêmio mais cobiçado de Cannes, que será anunciado em breve. O filme, um thriller protagonizado por Wagner Moura no papel de Marcelo, um professor que foge de um passado violento ao mudar-se de São Paulo para Recife durante o carnaval, revela que está sendo espionado pelos vizinhos.
Após ser ovacionado por cerca de 15 minutos durante sua estreia na competição, o longa é considerado um dos favoritos ao prêmio. Somente um filme brasileiro venceu a Palma de Ouro até hoje: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962.
Entre os concorrentes de peso para a Palma de Ouro, estão “Um Simples Acidente”, do cineasta iraniano dissidente Jafar Panahi; “Sirât”, do franco-espanhol Oliver Laxe; e “Sentimental Value”, do norueguês Joachim Trier. O Festival de Cannes distribui ao todo sete prêmios, e agora, o cinema brasileiro aguarda ansiosamente os resultados.