São Paulo (SP) – A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou sua próxima edição, que ocorrerá de 4 a 7 de junho de 2026 em Cuiabá (MT). A confirmação foi feita durante o 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto no Distrito Anhembi. O tema da feira será “FIT Pantanal 2026 para o Brasil e para o mundo”.
De acordo com Jaime Okamura, vice-presidente do Conselho Empresarial da Fecomércio-MT, o objetivo principal da edição de 2026 é favorecer a internacionalização do evento. “Atingimos um nível de maturidade que nos permite realizar este grandioso evento. A feira será organizada pela Fecomércio, com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sistema S, que inclui Sesc, Senac e Sebrae Mato Grosso”, afirmou Okamura.
A programação da feira será reformulada para incluir quatro grandes encontros paralelos: um de caráter internacional, dois nacionais e um regional. Okamura destacou que o foco será no desenvolvimento de negócios, que inclui um encontro específico entre diferentes estados. “Já temos a confirmação da participação do Peru e estamos em vias de oficializar a de Argentina. Há ainda a possibilidade de contarmos com Portugal”, acrescentou.
Apoio institucional e internacionalização
Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Ministério do Turismo (MTur), reconheceu os avanços das edições anteriores. “A FIT não é uma feira voltada para o interior; é uma vitrine do que o Brasil tem a oferecer. Estou muito satisfeita e espero participar novamente”, destacou Moura.
O Sebrae-MT também reforçou seu compromisso de apoio ao evento. Segundo Fabíola Lima, analista de negócios da instituição, “historicamente, o Sebrae tem apoiado a FIT Pantanal e reafirmamos essa parceria, com foco na internacionalização do nosso estado e do país”.
Representando o Senac, Antonio Henrique Borges Paula, assessor de Relações Institucionais, enfatizou a importância do setor privado. “O governo não possui hotéis ou operadoras; isso fica a cargo dos empresários. O setor privado é fundamental para o funcionamento da cadeia produtiva, e a Fecomércio é essencial para conectar negócios e promover a internacionalização do Mato Grosso”, afirmou.
Impacto e reconhecimento
Paulo Tadros, vice-presidente da Fecomércio-AM, destacou a importância da edição anterior, que atraiu cerca de 70 mil visitantes em Cuiabá. “Embora a cidade tenha 680 mil habitantes, a feira consegue mobilizar todo o interior. É um exemplo de integração que pode ser replicado em outros estados”, testemunhou Tadros. Ele também mencionou o crescimento da participação da agricultura familiar, que aumentou de dez expositores nas primeiras edições para dois salões inteiros este ano.
A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, elogiou o envolvimento de parceiros e municípios na realização da feira. “Foi um esforço conjunto que colocou a FIT Pantanal em um patamar nacional. Desejamos que todos os municípios se unam para destacar nosso potencial turístico. Mato Grosso possui muito a oferecer”, concluiu.