A cidade de Paraty, localizada no Rio de Janeiro, se prepara para a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, conhecida como Flip, que terá início na próxima quarta-feira, dia 30. Este ano, a festividade traz como tema principal o legado do poeta e músico Paulo Leminski, que faleceu em 1989, iluminando toda a programação do evento.
Até o dia 3 de agosto, Paraty será palco de discussões e apresentações com alguns dos nomes mais destacados da literatura contemporânea brasileira. A abertura do evento contará com a presença do renomado cantor e compositor Arnaldo Antunes, que homenageará Leminski por meio de sua arte musical e poética.
Entre os participantes deste ano, estão confirmados os nomes da poeta Alice Ruiz, do compositor Nei Lopes e da escritora espanhola Rosa Montero. A Flip retorna ao seu formato tradicional realizado entre julho e agosto, interrompido durante os períodos críticos da pandemia de Covid-19.
A curadoria da Flip 2025 ficará a cargo de Ana Lima Cecilio, notável editora que apresentou ao Brasil a obra da escritora italiana Elena Ferrante. Além da homenagem a Leminski, a programação deste ano aborda temas como crise climática, meio ambiente, questões de gênero e raça, bem como a democratização da literatura.
Os detalhes completos da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty estão disponíveis no site oficial do evento, flip.org.br.