Franco Morbidelli afirmou que não herdou a problemática moto de Francesco Bagnaia na MotoGP e esclareceu a natureza do modelo que pilotará em 2026. O ítalo-brasileiro enfatizou que não classificaria a motocicleta recebida da Ducati como GP25, destacando que a configuração incorpora as preferências de todos os pilotos da marca.
Na temporada anterior, apesar de Marc Márquez ter conquistado o título com a GP25, Bagnaia e Fabio Di Giannantonio enfrentaram desafios com o modelo. O desempenho de Bagnaia foi abaixo do esperado, finalizando a competição na quinta posição do Mundial de Pilotos.
Tradicionalmente, a Ducati destina motos utilizadas na equipe de fábrica para os pilotos satélites. Esperava-se que Morbidelli e Fermín Aldeguer utilizassem a GP25 nesta temporada, enquanto Di Giannantonio e Álex Márquez ingressariam na equipe principal com a GP26.
Contudo, segundo Matteo Flamigni, engenheiro-chefe de Morbidelli, o piloto manterá a moto da temporada passada. Em declaração ao site GPOne, ele afirmou que a motocicleta possui características únicas.
No encerramento da bateria de testes em Sepang, onde obteve o sétimo melhor tempo, Morbidelli reiterou que não chamaria sua moto de GP25. Ele comentou: “Não sei quem afirmou que estou usando uma GP25.”
Quando questionado sobre uma possível GP24, Morbidelli explicou que se trata de uma compilação das preferências dos pilotos da Ducati. “Não sei se é correto denominar como GP25 ou GP26”, refletiu o piloto. Ele destacou que a Ducati é uma fabricante sólida que atende às demandas de seus pilotos, proporcionando a eles um pacote adaptado às suas preferências após os testes. “Minha moto é uma combinação das escolhas dos pilotos que podiam opinar dentro da Ducati”, finalizou.
A MotoGP retornará às pistas entre os dias 21 e 22 de fevereiro, realizando testes de pré-temporada em Buriram, na Tailândia. A cobertura detalhada dos eventos da classe máxima do motociclismo será realizada por diferentes meios de comunicação especializados.
Foto: VR46
Da largada aos bastidores, a MotoGP passa pelo ANP

