Na próxima segunda-feira, 28 de julho, as unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) terão um funcionamento variado em virtude da celebração da fundação da cidade de Goiás e a transferência simbólica da sede do governo de Goiânia para a primeira capital do estado. Este evento, conforme estipulado no decreto nº 10.709 de 16 de junho de 2025, foi remarcado do dia 25 para o dia 28.
Em Goiânia, o Centro Cultural Octo Marques estará aberto das 9h às 16h, possibilitando a visitação das exposições “Sorrindo é Melhor”, de Cadjoo; “Matrizes de Banzo”, de Marcelo Ramalho; e “Sob nossos cascos”, de Rafael de Almeida. Além disso, a Escola de Artes Visuais irá realizar a Semana de Arte Têxtil entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, oferecendo oficinas para o público.
A Vila Cultural Cora Coralina também abrirá suas portas no mesmo horário, apresentando as mostras “Orfanato Pictórico”, de Glauco Gonçalves, e “Olhares Sensíveis”, de Daniel Oliveira, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes.
Na cidade de Goiás, o Cine Teatro São Joaquim programou sessões especiais para as férias, ocorrendo no sábado, domingo e também na segunda-feira. As exibições incluirão estreias de clássicos com ingressos a preços acessíveis, promovendo a inclusão cultural.
Fechamentos previstos
De acordo com o mencionado decreto, algumas unidades culturais não funcionarão na segunda-feira. Entre elas estão o Centro Cultural Martim Cererê, Teatro Goiânia, Cine Cultura, e o Arquivo Histórico Estadual, além das bibliotecas Braille e Pio Vargas, a Gibiteca Jorge Braga, e o Museu da Imagem e do Som, em Goiânia. Estes espaços retomarão suas atividades na terça-feira, 29 de julho.
Na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos permanece fechado para manutenção até o dia 31 de julho, reforçando a necessidade de cuidados preservacionistas em suas instalações.