A Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio do Observatório de Violência e Segurança, registrou 48 denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos em vias públicas de Goiânia, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro deste ano. No período, 29 pessoas foram abordadas, 35 foram autuadas com aplicação de multa no valor de R$ 5 mil cada. Seis delas foram encaminhadas à Central de Flagrantes para registro das ocorrências, além da constatação de 13 veículos utilizados no descarte.
Os dados divulgados nesta semana mostram os esforços da Prefeitura de Goiânia em manter a cidade limpa, seguindo determinação do prefeito Sandro Mabel, que declarou tolerância zero ao descarte irregular de material inservível. Mabel reconhece a atuação efetiva da GCM, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente, para a manutenção da limpeza na cidade, cujas equipes estão mobilizadas para flagrar e punir infratores.
Além do monitoramento e de ações de inteligência, o prefeito também reconhece a participação de moradores, que têm denunciado a prática irregular de descarte, pelo 161 e pelo aplicativo Prefeitura 24h, além do 153 da GCM. A prática é considerada como crime ambiental e pode resultar em multa, sanções penais e administrativas.
Mabel reafirma que a prefeitura vem fazendo a parte dela, fiscalizando e autuando infratores, bem como realizando mutirões para deixar a cidade cada vez mais limpa, dentro da programação dos 100 dias de ação. Ele tem reforçado pedido à população para que denuncie quem estiver sujando a nossa cidade, por meio dos canais de comunicação da prefeitura. “A nossa proposta é de tolerância zero com quem descarta irregular entulho e lixo pela cidade”, afirma o prefeito.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Gustavo Toledo, destacou a crescente preocupação com a reincidência do descarte irregular de resíduos na cidade. Em resposta a essa situação alarmante, afirmou que a corporação tem reforçado suas ações de monitoramento, buscando garantir um ambiente mais limpo e seguro para todos os cidadãos.
“Diante desse cenário, a GCM reitera seu compromisso em intensificar a vigilância nas áreas mais afetadas, com o intuito de coibir práticas inadequadas de descarte e promover a preservação do meio ambiente”, pontua Toledo, que faz um apelo à população para que se conscientize sobre a importância de não descartar lixo em locais proibidos.
A orientação aos moradores é que utilizem os ecopontos disponíveis ou solicitem o serviço de cata-treco, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Goiânia, para a correta destinação de resíduos. A GCM solicita que qualquer caso de descarte irregular seja denunciado pelo número emergencial 153, para que viatura mais próxima seja acionada para verificar a situação e tomar as providências necessárias. “A colaboração de todos é fundamental para manter Goiânia limpa e preservar a qualidade de vida em nossa cidade”, destaca Gustavo Toledo.
Câmara Técnica
As ações para manter Goiânia limpa foram tema da 1ª Câmara Técnica sobre Descarte Irregular na Capital, realizada nesta quinta-feira (6/2), na sede da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), numa iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).
Na reunião, que contou com integrantes da GCM, foram discutidas estratégias e ações para combater o descarte irregular de resíduos, visando a proteção do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis na capital.
A colaboração entre as diferentes instituições presentes é fundamental para o fortalecimento das políticas de gestão de resíduos e a conscientização da população sobre a importância do descarte adequado.
Participaram da 1ª Câmara Técnica o chefe de gabinete da GCM, Rogério Percursor, o gerente da Central de Controle Operacional da corporação, Juarez de Oliveira Júnior, o titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, Luziano Severino de Carvalho, o superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP/GO, coronel Evenir da Silva Franco Juninho, a diretora de Gestão Ambiental da Amma, Ana Paula Assis, e a gerente de Políticas de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ravena Gabrielli
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia