A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia anunciou que a cidade terá 26 novos pontos de vacinação a partir do primeiro sábado de cada mês. O projeto visa facilitar o acesso à imunização para os moradores, especialmente nos finais de semana. Essa iniciativa começará no próximo dia 5 de julho, com funcionamento das 8h às 17h.
O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância de abrir de três a quatro salas de vacina em cada distrito sanitário. “Nossa meta é descentralizar o serviço de vacinação, permitindo que a população tenha acesso aos imunizantes mais próximos de suas residências e de forma rápida, evitando aglomerações”, afirmou.
Além das novas unidades, os quatro pontos já existentes funcionarão normalmente aos sábados e domingos. Isso inclui o Centro Municipal de Vacinação, localizado no Setor Pedro Ludovico, a UPA Jardim América e os CIAMS do Novo Horizonte e Urias Magalhães, que garantirão a continuidade dos atendimentos nos finais de semana.
“Com a inclusão de mais 22 pontos de vacinação, a população que prefere ser imunizada no fim de semana terá mais opções, tanto para a vacina contra Influenza quanto para outras vacinas do calendário vacinal”, acrescentou Daiana Faria, diretora de Atenção Primária da SMS.
A gestão atual da Prefeitura de Goiânia também proporcionou um aumento significativo no número de salas de vacinação, passando de 29 para 62. Isso ocorreu através da contratação de novos profissionais para atender à demanda na rede de atenção primária em 2025. “Estamos mobilizando as equipes para garantir que mais cidadãos possam se vacinar nos primeiros sábados de cada mês”, finalizou Pellizzer.
Os novos pontos de vacinação estão distribuídos por toda a cidade, abrangendo diferentes distritos sanitários. No Distrito Norte, os locais incluem CS Vila Clemente e CIAMS Urias Magalhães. No Noroeste, as unidades são USF Estrela D’Alva e USF jardim Curitiba, entre outros. Essa estratégia busca atender de forma eficaz as diversas regiões de Goiânia.
A ampliação dos serviços de saúde da Prefeitura é uma resposta às demandas da população e se alinha às diretrizes do calendário vacinal nacional. Os cidadãos são incentivados a aproveitar esses novos pontos de vacinação, garantindo assim a proteção coletiva contra doenças.
Para mais detalhes sobre a campanha de vacinação em Goiânia, acesse o site oficial da Prefeitura de Goiânia.
Com esta ampliação, a cidade continua avançando na promoção da saúde pública, assegurando que todos tenham acesso facilitado à imunização e contribuindo para um ambiente mais saudável para todos os goianienses.