No sábado, 2 de agosto, a Prefeitura de Goiânia abriu 30 salas de vacinação para a população, oferecendo tanto imunização de rotina quanto a vacina contra a Influenza. A medida, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa agilizar o acesso aos imunizantes e aumentar a cobertura vacinal na cidade, com todas as vacinas disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é uma oportunidade importante para os moradores, como demonstrou a chefe de cozinha Fernanda Carvalho, que levou seu filho Luís, de quatro anos, para receber a segunda dose da vacina contra a febre amarela. “Trouxe a caderneta de vacinação e as funcionárias da unidade foram muito prestativas, ajudando-me a deixar tudo em dia”, comentou Fernanda. O executivo de vendas Joaquim Neto também aproveitou a ocasião para vacinar a filha e se proteger contra a influenza. “Neste momento, cuidar da saúde é essencial”, afirmou Joaquim.
O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, ressaltou os resultados positivos da abertura das salas no primeiro sábado do mês. “Agosto marca o segundo mês dessa iniciativa e já observamos uma resposta significativa. Em julho, 3.706 pessoas foram imunizadas, um número que ultrapassou em quatro vezes a média de sábados anteriores”, destacou.
A gerente de Imunização da SMS, Roberta Moraes, apontou a importância de descentralizar a oferta de vacinas. “Ao proporcionar um acesso mais rápido e efetivo, estamos ampliando as oportunidades de imunização e esclarecendo dúvidas, o que pode reduzir a hesitação vacinal”, afirmou Roberta.
Fotos: SMS