No último sábado (20/12), a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, inaugurou uma nova sala de parto humanizado no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI). O espaço, que faz parte do modelo PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), representa um avanço significativo nas políticas de humanização na saúde municipal, com foco no atendimento a gestantes. A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, e do diretor-presidente do Instituto Patris, Guilherme Almeida.
Durante a inauguração, Coronel Cláudia elogiou a nova instalação, ressaltando o potencial transformador desse espaço. “Aqui, conseguimos olhar para um ambiente que antes era negligenciado e mudar essa realidade, garantindo melhor atendimento a mães e crianças”, afirmou a vice-prefeita.
Luiz Pellizzer destacou a recente mudança no modelo de gestão das maternidades municipais, que ocorreu no final de agosto, como uma medida essencial para melhorar o sistema de saúde da cidade. Desde a implementação desse novo modelo, as maternidades de Goiânia registraram uma recuperação significativa na oferta de serviços. Entre setembro e novembro de 2025, houve 14.501 atendimentos de urgência e emergência, 7.704 internações e 2.151 partos, demonstrando o pleno funcionamento das unidades.
“Com a nova gestão do Instituto Patris, conseguimos solucionar problemas que afetavam a população por anos, levando as maternidades a estarem frequentemente na mídia e no Ministério Público. Acredito que esta nova parceria será duradoura”, comentou Pellizzer.
O diretor-presidente do Instituto Patris, Guilherme Almeida, enfatizou a importância das iniciativas voltadas ao bem-estar da população. “Ações como essa mostram que podemos transformar a vida das pessoas, oferecendo dignidade através de melhorias simples, mas eficazes”, destacou Almeida.
A nova sala de parto do HMDI é equipada com luzes projetadas para relaxamento, som ambiente, grades para alongamento, e métodos não farmacológicos para alívio da dor. Um dos destaques do espaço é a presença de uma banheira, que possibilita o parto na água, uma prática que tem demonstrado benefícios, como a redução da dor e um progresso mais eficiente do trabalho de parto.
Além disso, essa instalação oferece um ambiente seguro e confortável, permitindo que a gestante permaneça em um mesmo espaço durante todas as fases do trabalho de parto, sem necessidade de deslocamento para o centro cirúrgico. A sala tem capacidade para atender até cinco gestantes simultaneamente em todas as fases do parto.
A atual gestão municipal já destinou mais de R$ 150 milhões às três maternidades neste ano, o que permitiu a recuperação de infraestrutura e a retomada total dos serviços nas unidades de saúde. As ações em prol da saúde materno-infantil refletem o compromisso da administração em oferecer atendimento de qualidade à população goianiense.

