Goiânia oferece mais de 120 mil atendimentos culturais gratuitos à população em 2025

4 Leitura mínima
Goiânia oferece mais de 120 mil atendimentos culturais gratuitos à população em 2025

A Prefeitura de Goiânia conclui 2025 com um robusto conjunto de iniciativas que visam à formação artística, acesso à leitura, preservação da memória e democratização dos espaços culturais. Ao longo do ano, os museus, bibliotecas, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, o Centro Livre de Artes (CLA) e o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro realizaram mais de 120 mil atendimentos gratuitos, refletindo um significativo incremento na participação da população nas atividades culturais.

O prefeito Sandro Mabel destacou que fortalecer a rede de equipamentos culturais tem sido uma prioridade em sua gestão. “Estamos investindo na recuperação e na ampliação das programações, além de valorizar os profissionais do setor. O engajamento da população, seja em shows, aulas ou exposições, demonstra que estamos no caminho certo. Cultura é cidadania, e nosso comprometimento com essa área é contínuo”, afirmou Mabel.

O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, também ressaltou a importância das atividades culturais diárias, que vão além de grandes eventos. “A Secult mantém as portas abertas constantemente para formação, pesquisa e diversas expressões artísticas. Nossos serviços, que são gratuitos, são fundamentais para construir uma cidade mais humana e educadora. Neste ano, a Orquestra Superou recordes de concertos, realizando mais de 80 apresentações e atingindo um público de 33 mil pessoas”, comemorou o secretário.

Atrações Culturais em Números

Museus atraem 39 mil visitantes com novo foco educativo

No Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, foram registrados 22 mil visitantes, que puderam aproveitar sete exposições e eventos culturais, além do início de uma revitalização viabilizada pela Lei Aldir Blanc. O Museu Frei Confaloni, situado na antiga Estação Ferroviária, também se destacou, contabilizando 17 mil visitantes e uma agenda repleta de atividades pedagógicas.

Bibliotecas atendem 9 mil usuários

As bibliotecas municipais desempenham um papel fundamental no acesso ao conhecimento, com a Biblioteca Cora Coralina recebendo cerca de 6 mil visitantes e a Biblioteca Marieta Telles Machado atendendo aproximadamente 3 mil usuários em 2025. Ambos os locais oferecem um vasto acervo e suporte a pesquisas, além de atividades educativas, todas gratuitas para o público.

Orquestra Sinfônica de Goiânia realiza concertos em diversos espaços

Com um total de mais de 80 concertos, a Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) diversificou suas apresentações ao longo de 2025, alcançando um público abrangente em teatros, parques e praças. O programa de Núcleos Musicais da cidade também foi ampliado, atendendo 100 alunos, incluindo uma turma inclusiva para estudantes com Síndrome de Down.

Centro Livre de Artes e Goiânia Ouro em Grande Destaque

CLA forma 1.400 novos artistas

O Centro Livre de Artes (CLA) continua a ser um ponto de referência em formação artística, contando com 1.400 alunos matriculados em uma variedade de cursos e oficinas. Historicamente, o CLA celebrou seu cinquentenário, realizando sete apresentações e três edições do Arte no Bosque, que reuniram um público total de 2 mil pessoas.

Goiânia Ouro se destaca com 127 ações culturais

O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro promoveu 127 atividades, incluindo mostras de cinema e eventos literários, alcançando um público impressionante com cerca de 10 mil espectadores em 2025.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *