Na manhã do último domingo (6/7), o prefeito Sandro Mabel participou da missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno 2025, realizada no Santuário Basílica de Trindade. Mabel enfatizou a relevância do evento, que representa uma forte conexão religiosa e econômica para a região. Segundo ele, a celebração não apenas provoca um aumento significativo no número de fiéis, mas também impulsiona a economia local, beneficiando a região metropolitana de Goiânia.
Durante sua fala, Mabel mencionou a colaboração entre a Prefeitura de Goiânia e a de Trindade, especialmente no que diz respeito à modernização da iluminação da Rodovia dos Romeiros, por meio do Programa Brilha Goiânia. “A festa possui um significado econômico significativo e os romeiros têm sido muito bem recebidos”, destacou.
Ele também ressaltou as melhorias na iluminação ao longo do trajeto, que anteriormente apresentava pontos escuros que podiam desestimular os peregrinos. “Este ano, apesar dos desafios, conseguimos proporcionar mais segurança para os que vêm a pé, o que resultou em um aumento no fluxo de pessoas”, explicou o prefeito.
A missa, presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, e conduzida pelo cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é considerada a maior festividade religiosa do Centro-Oeste. Até o final do dia, estima-se que cerca de 6 milhões de fiéis tenham participado da Romaria, cujo tema deste ano foi “Pai Eterno, fazei-nos peregrinos de esperança”, em celebração aos 185 anos de devoção.
Entre as personalidades presentes, estavam o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sua esposa, Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, além de outras autoridades destacadas.
Vox Patris
Um dos destaques da Romaria foi a chegada do Vox Patris, reconhecido como o maior sino do mundo. Fabricado na Polônia, ele foi exibido ao lado de outros dois sinos menores durante a festividade, em frente às obras da nova basílica em Trindade. Mabel avaliou que a presença desses sinos aumentou o atrativo do evento. “Esse sino será uma importante atração para o público. A região metropolitana agradece, principalmente Goiânia, Aparecida e Abadia, pois muitos hotéis ficaram lotados”, afirmou ele, expressando sua satisfação com a repercussão da Romaria.
Para mais informações sobre o evento e suas implicações, visite o site da Prefeitura de Goiânia e saiba tudo sobre a celebração que movimenta a espiritualidade e a economia local.