A administração de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), atualizou nesta segunda-feira (27/1) a relação de locais onde os cidadãos podem realizar testes gratuitos para o diagnóstico de Covid-19 na cidade. A testagem está acessível nas unidades básicas de saúde (UBS’s) de segunda a sexta-feira.
A superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Maria Cláudia Honorato, esclarece que a disponibilização nas UBSs minimiza a pressão sobre as unidades da rede de urgência e emergência. “É relevante lembrar que não estamos mais enfrentando um cenário de pandemia ou um período epidemiológico crítico e, por isso, a testagem de Covid agora é realizada na estrutura da rede municipal de saúde, assim como os testes para diagnóstico de H1N1 ou dengue, por exemplo,” afirma a superintendente.
“Para prevenir o aumento da procura nas unidades de urgência e emergência, que já possuem um alto volume de pacientes, a SMS realiza a testagem de indivíduos com sintomas em cinco unidades básicas de saúde da capital,” explica Maria Claudia Honorato. “Essa ação assegura que os indivíduos sejam atendidos com maior celeridade, sem a necessidade de esperar atendimento de acordo com a classificação de risco, e em todos os distritos sanitários, o que evita que as pessoas tenham que viajar longas distâncias para acessar os testes,” destaca.
Confira a relação das unidades com testagem de Covid-19:
USF Crimeia Oeste (Matutino, 07h às 12h)
USF Riviera (Matutino, 07h às 12h)
USF Alto do Vale (Matutino, 07h às 12h)
CS Vila Clemente (Matutino, 07h às 12h)
CS João Braz (Matutino, 07h às 12h)
CAIS Novo Horizonte (Vespertino, 13h às 18h, no ambulatório)
CS Vila Redenção (Matutino, 07h às 12h)
Fonte: Prefeitura de Goiânia