A aquisição de 180 pluviômetros automáticos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) representa um avanço significativo na rede de monitoramento das chuvas no estado, que já contava com 100 equipamentos. Com essa nova aquisição, cada um dos 246 municípios goianos terá pelo menos um dispositivo para registrar as precipitações.
O primeiro desses novos pluviômetros foi apresentado durante um evento em 30 de setembro, que marcou o início da Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/26. Esta operação visa unir esforços de múltiplos órgãos públicos para enfrentar os impactos das tempestades em comunidades vulneráveis, especialmente aquelas localizadas em regiões de risco.
Avanços em Monitoramento
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), André Amorim, destacou que Goiás se tornará o único estado do Brasil a oferecer informações meteorológicas atualizadas a cada 10 minutos, abrangendo todo o seu território. Isso é uma melhoria significativa em relação a outros estados, onde as atualizações podem levar até 24 horas.
Esses pluviômetros foram importados com um investimento de R$ 7 milhões, provenientes do fundo Protege. A ocorrência de chuvas severas exigiu a ampliação do número de equipamentos; por exemplo, a cidade de Goiânia passará de dez para 25 pluviômetros, enquanto Aparecida de Goiânia verá seu número expandido de um para três unidades. Em Goiás, no entanto, onde o transbordamento do Rio Vermelho é frequente, será instalado um pluviômetro junto a uma estação hidrológica, com o objetivo de fornecer alertas precoces sobre eventos extremos.