O estado de Goiás registrou, entre janeiro e outubro de 2025, um total de 14,3 milhões de toneladas exportadas do complexo soja, alcançando o segundo maior volume na sua história. O número fica a apenas 64,4 mil toneladas de distância do recorde de 14,4 milhões de toneladas alcançado em 2023. Com o atual ritmo de embarques, existe a expectativa de que Goiás supere essa marca ainda em 2025, consolidando-se como um dos principais exportadores do Brasil.
A semeadura da soja no estado avançou para 65% da área até o dia 15 de novembro de 2025. Esse percentual, no entanto, é inferior aos 80% verificados no mesmo período da safra anterior, impactado pela irregularidade das chuvas ao longo de outubro, conforme indicado pelo Boletim da Safra de Grãos da Conab. A falta de chuvas prejudicou a emergência e o desenvolvimento inicial das lavouras, levando a casos de tombamento de plantas devido ao calor e a necessidade de replantios em algumas áreas. No Sudoeste do estado, onde a semeadura está mais adiantada, os agricultores têm adotado técnicas de plantio em profundidades maiores, buscando aproveitar a umidade residual do solo diante dos riscos climáticos no início do ciclo.
Apesar das cotações da soja seguirem sustentadas, o ambiente operacional para os produtores goianos tornou-se mais desafiador. Em novembro, a média de preços alcançou R$140,47 por saca, um aumento de 1,9% comparado ao mês anterior (CEPEA/Esalq). Entretanto, as margens permanecem pressionadas devido ao aumento dos preços dos insumos e dos custos logísticos. O Boletim Logístico da Conab aponta uma baixa demanda por fretes em Goiás, resultado do período de entressafra e da comercialização que já ultrapassa 90% da safra 2024/25. Mesmo assim, ajustes de preços nas rotas para os portos da Baixada Santista e Paranaguá têm elevado os custos de escoamento para exportação. Além disso, a forte dependência brasileira de fertilizantes importados impacta os gastos com adubação, mantendo os custos de produção elevados no estado.
COTAÇÕES – Indicador da Soja Esalq/BM&FBOVESPA-Paranaguá (R$/saca 60kg)

SAFRA DE SOJA 2024/25


VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DA SOJA (VBP) – Estimativa 2025

BRASIL – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA

GOIÁS – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA


