Entre janeiro e maio de 2025, a economia de Goiás destacou-se como a terceira que mais cresceu no Brasil, com um aumento de 6%, conforme o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), produzido pelo Banco Central e avaliado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). O resultado ficou bem acima da média nacional, que registrou 3,4% no mesmo período.
Ao considerar o desempenho acumulado nos últimos 12 meses, Goiás apresentou um crescimento de 4,4%, também superando a média nacional que foi de 4%. Na comparação entre os meses de maio de 2025 e 2024, a variação interanual mostrou um aumento de 2,4% em Goiás, enquanto a média brasileira foi de 3,2%.
Segundo Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, “o cenário positivo da economia em Goiás é reflexo dos investimentos estratégicos e do crescimento de setores em ascensão, o que se traduz em aumento de emprego e renda para os cidadãos goianos”.
Aspectos do IBCR
O IBCR, que é divulgado mensalmente pelo Banco Central, proporciona um acompanhamento frequente da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), que é apresentado trimestralmente, oferece uma visão mais ampla da economia. O índice se baseia em dados de diversas fontes oficiais, como a Pesquisa Industrial Anual (PIA), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Produção Agrícola Municipal (PAM).