Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade Política de Cookies e os Termos de Uso.
Aceitar
Acontece no PaísAcontece no País
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Pesquisar

Feito por Logo da Reczilla

Leitura: Goiás tem quatro cidades entre as que mais registraram fluxo turístico no Brasil – Goiás Turismo
Compartilhar
Redimensionador de fontesAa
Acontece no PaísAcontece no País
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • INÍCIO
  • TURISMO
  • CULTURA
  • MEIO AMBIENTE
  • AGRO
  • CIDADES
Siga-nos

Feito por Logo da Reczilla

Turismo

Goiás tem quatro cidades entre as que mais registraram fluxo turístico no Brasil – Goiás Turismo

Redação
Publicado 19 de dezembro de 2024
Compartilhar
6 Leitura mínima
Goiás tem quatro cidades entre as que mais registraram fluxo turístico no Brasil – Goiás Turismo
Compartilhar

Mapeamento feito pelo Ministério do Turismo levou em consideração, além do fluxo de turistas, o número de empregos formais gerados pelo setor. Pirenópolis volta a integrar a categoria principal, dividindo espaço com Caldas Novas, Rio Quente e Goiânia

Fotos Divulgação Goiás Turismo

Levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (18/12) mostrou que Goiás figura com quatro municípios (Caldas Novas, Rio Quente, Goiânia e Pirenópolis) na principal categoria do ranking que mede o fluxo turístico e os empregos gerados pelo setor, em todo o Brasil. Os destinos turísticos goianos, inclusive, dividem espaço na categoria A com outros aclamados do cenário nacional como Campos do Jordão (SP), Porto Seguro (BA) e Gramado (RS).

A cidade de Pirenópolis voltou a integrar a categoria A do levantamento, feito com base em todos os municípios brasileiros que integram o Mapa do Turismo. Atualmente, Goiás possui 91 municípios cadastrados formalmente no Mapa do Turismo brasileiro, sendo que 40,7% estão distribuídos nas principais categorias sendo: A (4,4%), B (16,5%) e C (19,8%); e 59,3% na categoria D.

“Apesar dos dados demonstrarem um grande desafio que temos pela frente, que é o de formalizar os profissionais que lidam diretamente com o turismo, e que fazem com que pouco mais da metade dos nossos destinos figurem na categoria D. Temos que celebrar os avanços conquistados pelos demais municípios, que estão galgando melhorias neste quesito, e estão ampliando a participação da receita local com o turismo. Ver Pirenópolis alcançado a principal categoria é motivo de muita alegria”, declara o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Os índices de fluxo de turista e de empregos formais gerados utilizados no mapeamento do Ministério do Turismo foram levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e correspondem ao período de 2021. Com base nesse levantamento, os quatro municípios goianos que integram a principal categoria juntos disponibilizavam na época 276 estabelecimentos de hospedagem (hotéis e pousadas), que geraram mais de 6 mil empregos diretos, e contribuíram com os cofres públicos ao arrecadarem mais de R$11 milhões em impostos.

“Estamos diante de dados econômicos e de formalidade do setor que refletem o ano de 2021, ou seja, ainda dentro da pandemia. Nossa expectativa é que esse cenário seja redesenhado nos próximos levantamentos que o Ministério do Turismo venha divulgar, pois vamos retratar um novo cenário, pós-pandêmico, onde o turismo goiano tem avançado a passos largos, acumulando recordes na formalização dos profissionais do setor, e de fluxo de turistas nos nossos destinos”, avalia o presidente da Goiás Turismo.

Um dado relevante da pesquisa é que Rio Quente, com apenas três estabelecimentos hoteleiros registrados foi responsável por arrecadar sozinha R$5.1 milhões em tributos e gerar quase dois mil empregos formais. “Uma cidade que em 2022 registrava quase 4 mil habitantes, ter quase 50% dos empregos destinados ao turismo é muito relevante. Junto com Caldas Novas, formam a região das Águas Quentes, um dos principais destinos turísticos do Brasil”, avalia Fabrício Amaral.

Em âmbito nacional, a pesquisa mostrou que houve um aumento de 151% no número dos municípios que passaram a integrar a categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, mostrando que em todo o país, os avanços do setor têm sido registrados. O mapeamento permite ao poder público identificar pontos que merecem mais atenção para a promoção de políticas públicas, e entender melhor sobre o impacto econômico do segmento turístico em todo o Brasil, principalmente regionalmente.

Goiânia
Rio Quente
Caldas Novas

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é organizado pelo Ministério do Turismo por meio de informações levantadas pelas Agências e Secretarias Estaduais de Turismo das 27 unidades da federação. Ele reúne os municípios que apresentam vocação turística comprovada, que atendem a critérios pré-estabelecidos pelo Governo Federal.

Conforme explica o coordenador de estruturação e produtos turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, o município que passa a integrar o mapa do turismo entra no radar dos Governos Estaduais e Federal e com isso, passam a receber orientações sobre como melhor se desenvolver turisticamente valorizando o seu potencial. E ainda passa a ser apto a receber recursos públicos com essa finalidade.

Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:

• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
• Contar com uma Lei Orçamentária específica;
• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;
• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
• Assinar um termo de compromisso;
• Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Formalização do setor turístico em Goiás

Em novembro deste ano, Goiás bateu o recorde de adesão de profissionais no Cadastur, atingindo a marca de 8200 registros e passando a liderar o ranking de cadastros no Centro-Oeste Brasileiro. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no Estado passou de 1280 em 2019 para 8.200 em 2024. O documento que comprova a legalidade de profissionais e empresas turísticas, garante segurança ao viajante e vantagens aos trabalhadores da área.

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Fonte: Goiás Turismo

Agentes de Viagem Exploraram o Leste Europeu a Bordo do Emerald Star em Exclusiva Famtrip
Inscrições do Cine Goiás Itinerante serão feitas via e-mail
A Fiscalização de Atividades Urbanas, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e obras, torna público o Edital de Notificação de Dívida Ativa N°03/2025
Actuall Convention: Novo foco em Contagem promete transformar turismo de eventos na região
Gales anuncia nova taxa de turismo até 2027 e impulsiona debate econômico no Reino Unido
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp? WhatsApp? LinkedIn Telegram Threads Bluesky E-mail Copiar Link Imprimir
Compartilhar
Artigo anterior Educação participa do encerramento da campanha Papai Noel dos Correios 2024 Educação participa do encerramento da campanha Papai Noel dos Correios 2024
Próximo artigo Prefeitura de Jataí inaugura Mercado Municipal Cylleneo França | Prefeitura de Jataí Prefeitura de Jataí inaugura Mercado Municipal Cylleneo França | Prefeitura de Jataí
Reisen Clube TV
Reisen Clube TV Baixe o App
Sobre a Reisen Clube TV
Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7
Goiano do Pé Rachado
Uai, quer um Descontim bão de 10%?
Coloca o cupom, sô!:
ESTRADASELENTES
Assistir o Estradas e Lentes Conhecer a Reczilla Fazer um anúncio

Você também pode gostar

Secult Goiás convoca suplentes da Lei Paulo Gustavo para entrega de documentação – Secretaria de Estado da Cultura
Cultura

Secult Goiás convoca suplentes da Lei Paulo Gustavo para entrega de documentação – Secretaria de Estado da Cultura

1 Leitura mínima
Cidade Ocidental busca inspiração em Trindade para impulsionar o turismo – Prefeitura Municipal de Trindade
Trindade

Cidade Ocidental busca inspiração em Trindade para impulsionar o turismo – Prefeitura Municipal de Trindade

2 Leitura mínima
Cerrado em Pé: Semad Abre Inscrições para Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.
Acontece no PaísDestaqueTurismoTurismo de Goiás

Cerrado em Pé: Semad Abre Inscrições para Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.

2 Leitura mínima
Acontece no PaísAcontece no País
Siga-nos

Logo da Reczilla

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?