A GoiásFomento estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém, Pará. O presidente da instituição, Rivael Aguiar, participará do painel intitulado Pequenos Negócios, Grande Impacto nas Políticas Públicas nesta segunda-feira, 17 de novembro, às 16 horas, no Espaço Sebrae.
Este painel abordará a criação de mecanismos financeiros inovadores que visam facilitar o acesso de pequenos negócios a recursos destinados à transição climática. O foco será nas barreiras de crédito e nas exigências tradicionais de garantias.
Neste contexto, serão discutidos os desafios enfrentados por micro e pequenas empresas para obter crédito, além das soluções que instituições de fomento estão implementando para tornar o acesso mais inclusivo. Um dos pontos centrais será o compromisso que deve ser firmado na COP30 a respeito do papel dos pequenos negócios nas políticas climáticas.
Exemplo goiano de inovação

No evento, Aguiar apresentará o caso de sucesso da Anexo Energia, uma empresa goiana que é cliente da GoiásFomento. Utilizando a linha de crédito Inovacred/Finep, a Anexo desenvolveu um gerador de baixa potência capaz de fornecer energia para residências por meio de gás encanado ou sistemas de biogás.
A Anexo Energia também se destaca por uma tecnologia que melhora o desempenho de painéis fotovoltaicos. Essa inovação foi reconhecida com o Prêmio Finep de Inovação 2025 na categoria de Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energéticas na fase Centro-Oeste do prêmio, que é considerado o “Oscar da Inovação Brasileira”.
A tecnologia premiada consiste em uma película fotoluminescente com terras raras, que potencializa a eficiência energética dos painéis da Anexo Energia, sob a liderança do empresário Wister Alves. Rivael Aguiar destacou que “o êxito desse cliente reflete o sucesso da GoiásFomento, que incentiva a inovação e oferece alternativas ao modelo energético vigente, garantindo acesso ao crédito para empreendedores de Goiás”.
Agora, Anexo Energia irá competir pelo prêmio nacional na sua categoria, com o resultado a ser divulgado em 8 de dezembro, em Brasília.

