O governador Ronaldo Caiado reafirmou, durante o 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Goiás, seu compromisso com o fortalecimento do agronegócio goiano, garantindo que os benefícios cheguem a todos os produtores, especialmente os da agricultura familiar. O evento, realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia, contou com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado, do secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, além de representantes de entidades do setor e gestores de todos os 246 municípios goianos.
Caiado destacou a importância do agronegócio para a economia do estado, afirmando que “o agro é o coração da economia goiana” e assegurando que o governo estatal estará ao lado de todos os produtores, independentemente de seu tamanho. Ele mencionou avanços recentes, como a significativa redução de 80% nos roubos a propriedades rurais, resultado do trabalho realizado pelo Batalhão Rural.
O governador enfatizou a necessidade de colaboração entre o estado e os municípios, afirmando que “não há disputa entre Estado e municípios, mas uma convergência para levar eficiência ao produtor”. Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, reforçou o compromisso do governo em capacitar e oferecer suporte a pequenos produtores, com investimentos significativos em projetos voltados à fruticultura irrigada, crédito e regularização fundiária.
Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apresentou as iniciativas da pasta para 2025, incluindo a expansão dos programas Mecaniza Campo e PAA, e a implementação de internet rural nos assentamentos. Ele destacou que as políticas devem atender à diversidade da produção goiana, desde a fruticultura até a pecuária, enfatizando que “não há desenvolvimento sem incluir o campo”.
A união entre os setores público e privado foi ressaltada por José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Ele defendeu que, com o apoio adequado, pequenas propriedades também podem prosperar e expressou a importância do Governo de Goiás em engajar e resolver questões na ponta, beneficiando os produtores rurais diretamente.