O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei Estadual nº 23.167, de 6 de janeiro de 2025, que reorganiza administrativamente o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, criando novas funções comissionadas e autorizando o auxílio-locomoção para gestores escolares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A lei, que é fruto de parceria entre a Seduc e a Emater, visa ampliar a oferta de ensino médio integrado à educação profissional técnica em agropecuária, atendendo à comunidade do campo em regime de internato e semi-internato.
Entre as mudanças, estão a criação de funções específicas para a gestão da instituição, como gestor escolar, secretário escolar, coordenador administrativo-financeiro, coordenador de pernoite e auxiliar de coordenação. O texto também autoriza o pagamento de um auxílio-locomoção de R$ 500,00 mensais aos gestores escolares para apoiar deslocamentos que visam evitar a evasão escolar e garantir a implementação de políticas educacionais.
O Agrocolégio Maguito Vilela busca atender a uma das metas do Plano Estadual de Educação, contribuindo para a ampliação da oferta educacional no meio rural e promovendo educação de qualidade com foco na formação técnica dos estudantes. A proposta foi aprovada por unanimidade no Parlamento de Goiás, consolidando-se como um marco no fortalecimento da educação do campo no estado.