O governador Ronaldo Caiado anunciará, nesta quinta-feira (20), a criação do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (FEG), um mecanismo que funcionará como uma poupança para recursos públicos estaduais. O objetivo é garantir a proteção de despesas essenciais em períodos de crise econômica.
A iniciativa é vista como um avanço significativo nas finanças do estado, que, até 2018, não possuía reservas e enfrentava um cenário de endividamento, com R$ 7,6 bilhões em dívidas imediatas com fornecedores. Esse contexto resultou em atrasos salariais e compromissos pendentes na prestação de serviços à população.
O FEG será constituído por um percentual do Produto Interno Bruto (PIB), conforme regulamentação que será estabelecida por lei complementar. As retiradas dos recursos poderão ser feitas para evitar cortes orçamentários nas áreas de saúde, educação e segurança em situações de desequilíbrio fiscal. Além disso, o fundo permitirá investimentos em momentos de sobras financeiras.
Os detalhes da criação do fundo serão apresentados em coletiva de imprensa por Caiado no Palácio das Esmeraldas, onde também participarão outras autoridades, como o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e o diretor-executivo do Instituto Mauro Borges (IMB), Erik Alencar.
Na mesma data, o governador participará de outras agendas. Às 9 horas, ele dará início ao Goiás Social Mulher em Aparecida de Goiânia, evento que contará com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado. Posteriormente, às 11 horas, Caiado marcará presença no Integra Saúde Goiás, um encontro destinado a apresentar a estrutura de apoio técnico na área de saúde para prefeitos e secretários dos 246 municípios de Goiás.