O governo federal oficializou, nesta quarta-feira (26), a presidência e a estrutura de governança da COP 30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. O embaixador André Corrêa do Lago foi designado como presidente do evento, enquanto Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, atuará como diretora executiva.
Os nomes que liderarão a conferência já haviam sido anunciados pelo presidente Lula em janeiro. Além de coordenar a organização da COP30, Corrêa será a principal liderança nas negociações relacionadas à mudança do clima.
Durante um evento recente de Diálogo Climático em Berlim, na Alemanha, o embaixador destacou que a COP30 representará uma oportunidade para implementar estratégias sustentáveis e alcançar resultados a partir dos acordos estabelecidos.
Espera-se uma ampla participação em Belém, com a presença de governantes, técnicos, especialistas e integrantes da sociedade civil de mais de 190 países, que discutirão mais de 100 itens na agenda do evento. A presidência brasileira da COP30 se estenderá até dezembro de 2026.