Uma ação do Governo de Goiás para alertar sobre os riscos das queimadas no Cerrado recebeu reconhecimento em uma das mais prestigiadas premiações do setor publicitário brasileiro. A campanha, chamada “Front Fire”, foi escolhida como a melhor em duas categorias: Aproveitamento de Mídia Exterior e Produtos e Serviços Públicos, na cerimônia do Colunistas 2025 Brasília, que ocorrerá em maio na capital federal.
Desenvolvida pela Agência Propeg em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a campanha utilizou tecnologia inovadora para criar uma simulação impactante do fogo consumindo o couro de uma onça-pintada e as penas de uma arara. As imagens incluíam a mensagem de alerta: “incêndios florestais destroem o cerrado e quem vive nele. Ligue 193 e denuncie”.
Gean Carvalho, secretário de Estado de Comunicação, ressaltou que “a comunicação pública precisa ser criativa para ser eficaz. Com essa campanha, o Governo de Goiás mostrou que, com inovação e sensibilidade, é possível provocar reflexão e mobilizar a sociedade em torno de causas urgentes”.
Os outdoors foram projetados com um acabamento em verniz texturizado, criando um efeito tridimensional nas cores preta e amarela. Para aumentar o impacto visual, durante o dia, difusores com gelo seco simularam a fumaça e, à noite, luzes especiais destacaram a cena dramática da destruição provocada pelos incêndios.
A campanha foi lançada em 2024, durante o período de estiagem, quando ocorrem mais incêndios. Com esta iniciativa, o Estado reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, utilizando tecnologias criativas para promover a conscientização social.
O Prêmio Colunistas, criado em 1968, é dedicado a reconhecer a excelência criativa nas áreas de publicidade, propaganda, marketing promocional, design e mídias diversas, com um júri composto por reconhecidos profissionais do setor.