O Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), finalizou na última sexta-feira (16) o prazo para que os municípios manifestassem interesse em participar do programa Goiás +Digital. Ao todo, 107 prefeituras inscreveram 429 localidades para a iniciativa, que visa implantar e ativar o sinal de telefonia móvel em áreas ainda sem cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP).
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a importância da adesão dos municípios, afirmando que isso reflete o compromisso das gestões locais em expandir a conectividade, o que representa inclusão social e desenvolvimento econômico. "O Goiás +Digital é uma prioridade do governo para promover a transformação digital em todo o estado", enfatizou.
O chamamento público incentivou os municípios a indicarem distritos e localidades desprovidas de sinal. Entretanto, a manifestação de interesse não garante participação no programa, que passará por uma fase de seleção das localidades a serem contempladas.
Para a análise das localidades indicadas, serão levados em conta critérios técnicos e estratégicos. A prioridade será dada a:
- Pontos turísticos reconhecidos no Mapa do Turismo de Goiás, divulgado pela Goiás Turismo;
- Distritos oficialmente reconhecidos pelo IBGE, que não têm obrigações de cobertura junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Por outro lado, regiões com compromisso formal de cobertura pela Anatel terão menor prioridade na seleção. Em caso de empate nos critérios, a população local será utilizada como critério de desempate, favorecendo localidades com maior número de habitantes.
Os resultados preliminares do processo de seleção serão divulgados no dia 23 de maio, e a lista das localidades contempladas estará disponível na página do programa.