O Governo de Goiás, através da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), lançou a Operação Natal Seguro no Transporte Público em 5 de dezembro. O evento ocorreu no Terminal Isidória e é uma iniciativa conjunta com a Polícia Militar (PM-GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O objetivo é intensificar a segurança nos 13 terminais e 50 estações do sistema de transporte coletivo de Goiânia, aumentando o efetivo policial em mais de 100% durante dezembro, em função do aumento de movimentação e comércio nas festividades de fim de ano.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou os avanços na segurança pública em Goiás, que têm levado a uma queda nos índices de criminalidade, devido a investimentos em inteligência e tecnologia. O comandante do Policiamento da Capital, coronel Pedro Henrique Batista, afirmou que a população notará um aumento na presença policial nos terminais. Goiânia é a única capital do Brasil com um batalhão especializado em transporte público, que conseguiu registrar em 2024 uma redução significativa nos furtos (67%) e roubos (57%) em comparação ao ano anterior.
Além do aumento no efetivo, os terminais contam com 1.173 câmeras de monitoramento conectadas a uma central da Secretaria de Segurança Pública. A partir de 2025, serão instaladas câmeras de reconhecimento facial para identificar foragidos, aumentando a eficácia das ações policiais. Essa operação é parte de uma reestruturação do transporte público na região metropolitana, com investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026, que incluem a compra de novos ônibus climatizados.
Referências: Fotos de Edinan Ferreira e informações da Secretaria-Geral de Governo de Goiás.