A Expo Favela Innovation 2025 está em Goiânia, apresentando-se como a maior feira de empreendedorismo, inovação e cultura das periferias e favelas da América Latina nos dias 26 e 27 de setembro. O evento ocorre no Passeio das Águas Shopping, das 12h às 19h30, com entrada gratuita mediante inscrição prévia no site goiasexpofavela.com.br. Espera-se atrair mais de 10 mil visitantes, reunindo empreendedores, investidores e artistas das comunidades.
Com apoio do Governo de Goiás e das secretarias de Ciencia, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Cultura (Secult), o evento oferece uma plataforma para a exibição de startups, pequenos negócios e iniciativas sociais. A abertura oficial está programada para as 14h de sexta-feira, destacando a presença dos secretários José Frederico Lyra Netto e Yara Nunes.
Para o secretário José Frederico, a feira é uma vitrine da criatividade nas comunidades. Ele ressalta a importância de garantir acesso a tecnologia e conhecimentos, enfatizando que a Expo Favela é um passo vital para inspirar novas gerações e proporcionar o apoio necessário a quem mais precisa.
Além dos visitantes em potencial, o evento terá um papel decisivo na seleção dos melhores negócios, que representarão Goiás na Expo Favela Brasil, prevista para ocorrer em São Paulo. Os destaques da feira poderão também concorrer a uma oportunidade em um reality show do programa É de Casa, da TV Globo.
A titular da Secult, Yara Nunes, elogia a força da cultura periférica. Para ela, a Expo Favela representa um espaço de valorização da arte proveniente das comunidades, reconhecendo a identidade e a potência cultural do povo goiano. A feira será um ponto de destaque para a criatividade das periferias de Goiás.
Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), que atua nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Expo Favela também terá uma versão internacional em Paris em 2025. Este evento é essencial para mostrar a identidade cultural das periferias, incluindo apresentações regionais e nacionais, como o show do sambista Dudu Nobre, programado para a sexta-feira.
Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás, afirma que a Expo Favela tem como propósito conectar empreendedores a potenciais investidores, facilitando o reconhecimento e apoio necessário para alavancar seus negócios.
Os visitantes poderão participar de diversas atividades, como rodadas de negócios, palestras, workshops, bem como exposições culturais. Um dos pontos altos será o espaço voltado para soluções tecnológicas, desenvolvido por jovens talentos. A Secretaria de Ciência e Tecnologia contará com um estande que oferecerá oficinas de robótica e demonstrações dos programas Start e Sukatech, além de palestras voltadas para empreendedores.
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) também marcará presença, apresentando robôs humanoides e outras inovações tecnológicas durante o evento.
Fotos: André Bianchi