O Governo de Goiás realizou, nesta sexta-feira (21/03), a entrega de 116 casas a custo zero nos municípios de Novo Planalto, Mara Rosa e Campinorte, com um investimento total de R$ 17 milhões oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). As cerimônias contaram com a presença dos presidentes da Goinfra, Pedro Sales, e da Agehab, Alexandre Baldy, que representaram o governador Ronaldo Caiado.
Até o momento, 3,2 mil moradias já foram entregues a famílias em 65 cidades do estado, refletindo uma nova fase de iniciativas habitacionais que buscam atender a todas as regiões de Goiás, não apenas os grandes centros urbanos.
Pedro Sales destacou a qualidade das novas construções, afirmando que a iniciativa representa um avanço importante na construção de moradias no estado. “No histórico do Governo de Goiás você não tinha construção de casas com esse nível de qualidade”, enfatizou, elogiando o cuidado e o zelo envolvidos no programa.
Alexandre Baldy, por sua vez, comentou sobre a meta do governo de entregar 10 mil moradias a custo zero até o final de 2026, ressaltando a importância de atender os pequenos municípios e mudar a realidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. “Essa casa representa dignidade e qualidade de vida”, afirmou Baldy.
Em Novo Planalto, onde foram entregues 30 casas, uma das beneficiadas, Maria Batista Silva, expressou sua felicidade ao receber as chaves de sua nova residência após longos anos de espera. Outros moradores, como Elindomar Gomes Morais, também compartilharam emocionantes histórias de superação ligadas à conquista do lar próprio.
O prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo, ressaltou a qualidade das moradias e a transparência no processo de seleção dos contemplados, afirmando que as casas são oferecidas a quem realmente precisa.
Além disso, em um evento separado, as comunidades de Campinorte e Mara Rosa também receberam 43 casas cada, totalizando aproximadamente R$ 6 milhões de investimentos para cada município. As novas moradias contam com dois quartos, banheiro, cozinha, sala e infraestrutura adequada, prontas para serem habitadas imediatamente.
Beneficiários como Ediane Alves da Silva, de 32 anos, relataram como a entrega das chaves de suas casas representa uma nova fase em suas vidas, libertando-as de situações de vulnerabilidade.