Começa nesta sexta-feira (25) a 27ª edição do Palco Giratório do Sesc, considerado o maior projeto itinerante de artes cênicas do Brasil. O evento inaugural, que acontece em Recife até domingo (27), marca o início de uma temporada que promete levar teatro, circo, dança, performance e teatro infantil a 96 cidades em todo o país, com a participação de 16 grupos de 15 estados diferentes.
Neste ano, o circo será o destaque da programação, homenageando a Escola Pernambucana de Circo, um projeto social que atua nas periferias do Recife. Fátima Pontes, líder da companhia há 27 anos, é uma das figuras reconhecidas nessa homenagem.
Os espetáculos abordarão temas que vão desde a influência de povos ancestrais até questões de espiritualidade, relações familiares e inclusão social. Um exemplo é o espetáculo Ané das Pedras, da Coletiva Flecha Lançada Arte, que traz à tona rituais e narrativas dos povos indígenas.
Com um histórico iniciado no final dos anos 90, o Palco Giratório já contou com mais de 400 grupos e alcançou um público estimado em mais de 5 milhões de espectadores. A programação completa pode ser acompanhada nas plataformas digitais do Sesc em cada estado.