O vereador Thialu Guiotti (Avante) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Goiânia que propõe a criação do programa “SOS Idosos Desaparecidos”. A iniciativa busca autorizar a Prefeitura a desenvolver um conjunto de ações para prevenir o desaparecimento de pessoas idosas, além de oferecer orientação e apoio a familiares e fortalecer a rede de comunicação entre órgãos públicos e a sociedade civil.
Na justificativa do projeto, Guiotti destaca dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que indicam que, em 2023, 7,9% dos casos de desaparecimento registrados no Brasil envolveram pessoas idosas. O relatório aponta ainda que apenas 7,4% desses idosos foram localizados, o que, segundo o vereador, evidencia uma lacuna nas políticas de busca e acompanhamento.
O vereador ressalta que a vulnerabilidade dessa faixa etária é acentuada por fatores como doenças cognitivas, a exemplo do Alzheimer e outras demências, além do isolamento social. “A redução do tamanho das famílias, a falta de cuidadores e a violência patrimonial e psicológica tornam os idosos mais suscetíveis a desaparecimentos e golpes”, argumenta Guiotti no documento.

