O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre chuvas intensas que devem afetar a maior parte do território brasileiro até esta sexta-feira (6). As cidades de destaque incluem o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Cuiabá e Porto Velho.
A previsão indica precipitações que podem atingir até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, podendo chegar a 100 quilômetros por hora. Existem riscos relacionados a interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, tornando essencial que a população permaneça atenta aos avisos oficiais.
Calor no Sul do País
No Sul do Brasil, a situação é contrária, com um alerta vermelho em vigor por conta de uma onda de calor. As temperaturas nesta região podem ultrapassar os 40ºC, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde são esperadas condições 5ºC acima da média até sábado (7).
O meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Caio Guerra, explicou que a intensidade do calor deve prevalecer nos próximos dias, com projeções de alívio no tempo ao final de semana, quando uma frente fria pode trazer chuvas à região.
Alerta de Deslizamentos em São Paulo
Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu, na quinta-feira (5), avisos extremos para o litoral do Guarujá, devido ao elevado volume de chuvas que atingiu a área. A sirene de alerta foi ativada na Comunidade Barreira do João Guarda, resultando na ativação de um plano de contingência.
Devido ao risco de deslizamentos, as famílias residentes na localidade estão sendo aconselhadas a evacuar suas residências e se deslocar para abrigos municipais, visando garantir a segurança da população afetada.
