Localizada ao norte de Santa Catarina, Joinville é a maior cidade do estado e se destaca não apenas pela sua robustez industrial, mas também como um importante polo cultural reconhecido internacionalmente. Essa transformação é impulsionada por três instituições que se tornaram as âncoras da cena artística local: o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Festival de Dança de Joinville. Juntas, essas entidades não apenas revelam novos talentos, mas também promovem uma mudança significativa na vida de muitos cidadãos, consolidando a cidade como um centro de formação artística e turismo cultural.
“A dança é um aspecto vital da nossa cultura durante julho, mas nosso objetivo é garantir que ela tenha espaço durante todo o ano. Com o Museu da Dança e iniciativas como o Juarez em Dança, conseguimos oferecer oportunidades para que as companhias locais se apresentem no Teatro Juarez Machado, sem custo”, afirma Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville. Este festival é reconhecido pelo Guinness Book como o maior do mundo em termos de participantes.
A realização do festival contribuiu para uma nova imagem da cidade, efetivamente transformando-a de um mero polo industrial para uma cidade criativa. O evento atraí milhares de bailarinos e coreógrafos do Brasil e do exterior, promovendo não apenas a troca cultural, mas também competições e apresentações com curadoria de alta qualidade.
Segundo Diniz, a logística para o festival é altamente planejada, sendo iniciada no dia seguinte ao término de cada edição. “Nosso trabalho se estende por 11 meses, com uma equipe técnica qualificada e consultores renomados na área da dança”, explica. Em 2025, o festival ocorrerá de 21 de julho a 2 de agosto, incluindo pela primeira vez uma mostra competitiva de teatro musical.
Joinville dança e toca para o mundo
A arte da dança também é promovida pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial internacional da prestigiada companhia russa, fundada em 2000. “Oferecemos bolsas integrais a todos os nossos alunos, além de alimentação, transporte e assistência médica. Assim, jovens de diferentes origens podem se dedicar à dança em alto nível”, menciona Valdir Steglich, presidente da escola. O método Vaganova, seguido rigorosamente, já formou quase 500 bailarinos, que hoje brilham em companhias internacionais como o New York City Ballet e o Staatsballett Berlin.
De acordo com Steglich, a escola busca ampliar sua atuação com mais apresentações e turnês, incluindo planos para o exterior. “Queremos levar o legado Bolshoi a novos públicos, solidificando nossa posição não apenas como centro de ensinos, mas como referência em espetáculos de alta qualidade“, acrescenta.
No campo da música erudita, o Musicarium se destaca como um modelo inovador na formação orquestral no Brasil. “Nós oferecemos ensino gratuito e de qualidade para crianças e jovens, principalmente da rede pública, combinando técnica e desenvolvimento humano”, informa Sergio Tadashi Ogawa, diretor-presidente da instituição. Após sua primeira turnê internacional na Europa, o Musicarium planeja futuras turnês nos Estados Unidos e Japão, ampliando seu impacto cultural.
Em breve, uma nova sede do Musicarium estará em construção, expandindo o alcance com capacidade para 500 alunos e uma sala de concertos para 900 pessoas, visando a inauguração da primeira orquestra filarmônica profissional de Santa Catarina até 2030.
As contribuições dessas três instituições reforçam o papel de Joinville como um local que investe em cultura com propósito, inclusão e qualidade. A arte ocupa um espaço vital na vida local, formando não apenas artistas, mas cidadãos mais conscientes e preparados.
Para quem deseja aproveitar a rica programação cultural de Joinville, confira os eventos planejados para o segundo semestre:
Julho
Festival dos Girassóis: 18 de julho a 10 de agosto de 2025
Festival das Flores de Inverno: 19 de julho a 2 de agosto
2º Festival de Inverno da Rota Estrada Bonita: 19 de julho a 3 de agosto (sábados e domingos)
Festival de Dança de Joinville: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
Agosto
Animaneco – Festival de Teatro de Bonecos: 14 a 24 de agosto de 2025
16ª VinVeneto: 28 a 31 de agosto de 2025
Setembro
Pianístico: 22 a 28 de setembro de 2025
Outubro
Festa das Tradições: 10 a 12 de outubro de 2025
Novembro
85ª Festa das Flores: 18 a 23 de novembro de 2025
Natal de Joinville: 15 de novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026
Foto destaque por: Divulgação