Lideranças do agro ressaltam a importância da defesa agropecuária para o Brasil durante a abertura do Endago.

4 Leitura mínima
Lideranças do agro ressaltam a importância da defesa agropecuária para o Brasil durante a abertura do Endago.

Em um ambiente de celebração e debate técnico, a primeira edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás (Endago) teve sua abertura realizada na manhã desta terça-feira, 3 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento é promovido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), e reuniu autoridades e líderes do setor, que enfatizaram a crucialidade da defesa agropecuária para a segurança alimentar, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio brasileiro.

A cerimônia de abertura também celebrou a cultura local, com apresentações da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás, do grupo de Catira Fazenda Pedra Lisa, do cantor mirim Luiz Felipe, e um show que combinou o rock da cantora Nila Branco com a música raiz de Almir Pessoa.

Com o tema “Desafios e perspectivas frente aos novos rumos”, o Endago propõe um amplo debate sobre o futuro da agropecuária no Brasil. O evento ocorrerá até 5 de junho e contempla uma programação diversificada, com 12 eixos temáticos, fóruns, palestras e rodas de conversa. Representantes do setor agropecuário, técnicos, produtores, gestores públicos, pesquisadores e estudantes de todo o país estão participando.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou o caráter inovador do encontro, afirmando que o Endago visa se firmar como um marco no calendário tanto estadual quanto nacional. Ele sublinhou a importância da educação sanitária, ressaltando que "conhecimento é a principal ferramenta para garantir boas práticas, prevenir riscos e assegurar a qualidade dos produtos".

Armando Rollemberg, presidente do Ifag, enfatizou o papel fundamental da defesa agropecuária no desenvolvimento do setor, mencionando sua perspectiva como produtor e líder classista. Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, afirmou que o Endago traz à tona discussões cruciais, afirmando que Goiás possui a melhor defesa agropecuária do Brasil.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a subsecretária Glauciene Duarte Carvalho enfatizou a relevância do evento, especialmente no contexto em que o Brasil é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, o que representa um reconhecimento dos esforços realizados na defesa agropecuária em Goiás.

O gestor institucional da Goiás Turismo, Manoel Eloy de Melo, destacou a sinergia entre o agro e o turismo, apresentando o projeto Aconchego Rural, que visa proporcionar aos turistas uma vivência no campo.

Com mais de 60 palestrantes confirmados, o Endago aborda importantes temas como sanidade animal e vegetal, inspeção, bioinsumos, rastreabilidade, certificação, conectividade e sustentabilidade, reafirmando a posição de Goiás como referência nacional em defesa agropecuária.

Serviço
1ª edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás – Endago
Data: 3 a 5 de junho de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Informações: endago.org/endago | Instagram: @endago.goiania

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *