O descarte irregular e a falta de cuidado na separação do lixo têm trazido graves consequências para Goiânia, especialmente em períodos de chuva, como alagamentos, surtos de doenças e prejuízos financeiros. Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) retirou 15.521 toneladas de entulho da rede de drenagem através da limpeza de bocas de lobo, poços de visita, ramais e bueiros.
Flávia Ribeiro Dias, superintendente de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, destaca a importância da participação da população para restaurar Goiânia como um exemplo de cidade limpa. “O goianiense sempre foi um modelo de ordem, cordialidade e educação. É hora de unirmos forças para que a cidade se torne limpa e linda novamente”, afirma. Ela ressalta que a prefeitura tem se esforçado, mas acredita que a mudança real começa em casa, com a colaboração e fiscalização dos cidadãos.
Flávia alerta para o impacto dos pequenos gestos, como descartar resíduos na rua, que podem culminar em consequências maiores. Todo resíduo descartado de forma irregular acaba entupindo galerias pluviais e comprometendo os recursos hídricos da cidade. Para conscientizar a população sobre a importância de manter as ruas e bocas de lobo limpas, a Prefeitura de Goiânia lançou a campanha “A cidade é sua casa. Cuide bem dela”. A iniciativa, que enfatiza a educação ambiental, contará com faixas, outdoors, spots comerciais, painéis de LED e a instalação de grandes cestos de lixo em locais de grande circulação.
A limpeza da cidade é realizada manualmente, com equipes da Seinfra, que utilizam caminhões hidrojato e robôs para inspecionar a rede de drenagem. Entre janeiro e abril deste ano, foram limpas 12.208 bocas de lobo, 1.106 poços de visita, 571 bueiros e 124.103 metros de ramais. Essas ações são essenciais para prevenir alagamentos, e a limpeza é feita diariamente, conforme as demandas registradas no aplicativo Prefeitura 24h e as vistorias realizadas pela equipe da Seinfra.