Lula se reúne em Belém com líderes internacionais para discutir conservação de florestas tropicais

2 Leitura mínima
Lula se reúne em Belém com líderes internacionais para discutir conservação de florestas tropicais

Na quinta-feira, o presidente Lula conduziu uma série de importantes reuniões bilaterais no Museu Emílio Goeldi, localizado em Belém, no Pará. O foco principal dos encontros foram questões relacionadas à conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no contexto das florestas tropicais.

Durante a manhã, Lula se encontrou com o novo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, e teve diálogos com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, além de Azali Assoumani, presidente das Comores, um país insular na costa oriental da África. Esses encontros visaram discutir o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, uma iniciativa proposta pelo Brasil para incentivar a conservação das florestas.

O lançamento oficial desse fundo ocorrerá durante um almoço com líderes de estados e investidores. O objetivo é remunerar países que preservam suas florestas tropicais, contribuindo para a luta contra a mudança climática.

Em suas redes sociais, Lula expressou agradecimento pela colaboração da Finlândia nas discussões sobre o tema e estendeu um convite a Stubb para o Compromisso de Belém em relação a combustíveis sustentáveis.

Em conversa com Sidi Ould Tah, o presidente brasileiro também abordou potenciais áreas de cooperação, incluindo a transição energética, biocombustíveis e a extração de minerais críticos.

Lula revelou que pretende estreitar os laços com as Comores, que expressou interesse em estabelecer parcerias nas áreas de agricultura e saúde. Um tema relevante nas conversas com a nação africana foi a preocupação com o aumento do nível do mar, que afeta diretamente sua população e ecossistemas.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *